Enquanto consumidor de alguma grelha televisiva portuguesa, tenho uma pergunta a colocar: por onde se dirige uma pessoa que pretenda um bom programa de entretenimento num serão de Domingo? Se não gostar de o cariz cultural que muitos roçam ou não ser adepto da programação da RTP2, a resposta torna-se difícil, se não vejamos:
- Na RTP1, tem-se a versão nocturna das originais romarias apimbalhadas que percorrem o país de norte a sul que ocupam sem fôlego as manhãs e tardes da semana útil, no Hoje Há Festa. Estreando-se em Peniche, José Carlos Malato (de quem eu ainda guardo alguma empatia) e Fernando Mendes (de quem eu não percebo como provoca tanta empatia) conduziram um dos piores momentos do populismo transmitido pela estação estatal;
- Na SIC, encontra-se o exemplo da mais recente vaga de revivalismo dos Jogos sem Fronteiras que a estação de Pinto Balsemão teima em apostar. O TGV é triste, é penoso e é repetitivo. Para piorar a situação, a pernas tortas da Patrocínio roubam todo o protagonismo do injustiçado e subaproveitado João Manzarra, reduzindo este a palhaço de serviço;
- Na TVI, por fim, não há outra alternativa senão aturar outro revivalismo, desta feita do Chuva de Estrelas. Curiosamente, o mal não mora aí, mas antes na já irritante teimosia de José Eduardo Moniz em enveredar pelo formulaico espectáculo do miserabilismo que o mais acríticos aplaudem enquanto se dá falsas esperanças a aspirantes que julgam que vão ser não eles próprios mas o seu ídolo (?). Quanto a Herman José: escolhas fazem parte da legitimidade de cada um, mas nós perdoamos-te à luz do teu legado no tesouro da comédia portuguesa.
Depois deste quadro negro, tenho uma uma boa notícia: Os Contemporâneos começam logo às 22h e picos...

É, isso é tudo preliminares para os Contemporâneos.
ResponderEliminarDevo dizer que até acho graça ao Fernando Mendes, apesar do seu humor fácil, previsível e populista.
Let Carolina's legs alone! Coitada, a miúda tem as pernas tortas, não vamos basear todo o programa nesse facto. Em relação ao Manzarra, totalmente de acordo, vê-se mesmo que está deslocado e triste do que realmente ele faz bem.
Na TVI nada de novo, a mediocridade que já nos vem habituando...